terça-feira, 10 de agosto de 2010

A relação de Hugo Chávez com Cuba

Ex-presidente de Cuba e chefe de Estado da Venezuela se encontraram na capital, Havana.

O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, se reuniu com o chefe de estado da Venezuela, Hugo Chávez, que realisou uma visita de 24 horas à ilha, segundo informou o jornal local Granma.

O líder da Revolução Cubana, que renunciou ao cargo em 20088 por motivos de saúde, abordou com o mandatário venezuelano "diversos aspectos das frutíferas relações entrre Cuba e Venezuela, assim como variados tópicos da situação internacional", destacou a publicação.

Chávez, que desembarcou na ilhha caribenha proveniente de Manágua, na Nicarágua, onde também esteve em visita, reuniu-se ainda com o atual presidente cubano e irmãoo de Fidel, Raul Castro.

Na ocasião, os líderes discutiram "o comportamento da colaboraçãoo" entre as duas nações e "as vias para consolidar o desenvolvimento de amplos projetos econômicos e sociais", já que a Venezuela é o primeiro sócio comercial de Cuba, com um intercâmbio de 8,7 bilhões (US$ 5 bilhões) ao ano.

No início desta semana, o vice-presidente e ministro de Energia e Petróleo venezuelano, Rafael Ramírez, esteve no país centro-americano com o intuito de "acompanhar o cumprimento" de acordos firmados anteriormente.

Chávez também visitou Havana no final de Fevereiro, na mesma época em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário